LOCAL: Município de Mata de São João (Hospital Doutor Eurico de Freitas, Rua Maurílio Moreira, s/n, Centro), na região Litoral Norte, a 56 quilômetros de Salvador.
DATA: 15.04.08 (terça-feira)
HORÁRIO: 11h

O QUE É: Entrega de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

UNIDADE: Será entregue pelo governador em exercício, Marcelo Nilo, presidente da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), uma ambulância de Suporte Básico (USB).

ESTRUTURA: Dispõe de uma base, ou posto fixo, e ambulâncias que só podem deixar a base sob regulação das urgências, que é feita na Central de Regulação do Samu, situada na sede de cada regional, nesse caso, a da Região Metropolitana de Salvador.

USB: É equipada com suporte de soro, rede de oxigênio, aspirador, tensiômetro, glicosímetro, maleta de parto, pranchas curta e longa, talas para imobilização, colar cervical, colete imobilizador, bandagem e medicações. A equipe é formada por um técnico em enfermagem e um condutor.

HISTÓRICO: No último dia 7 de abril, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), foram apresentadas 54 ambulâncias do Samu, que serão distribuídas em 22 cidades do estado. Com a entrega dessas unidades, a Bahia terá cobertura em todos os municípios que possuem mais de 100 mil habitantes, como determina a portaria 1.864 do Ministério da Saúde, com exceção de Teixeira de Freitas, cujo projeto ainda está em fase de conclusão. Os municípios de São Sebastião do Passé, Simões Filho, Guanambi, Bom Jesus da Lapa e Madre de Deus já foram beneficiados.