A Operação Linha Branca, deflagrada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), na segunda-feira (31), vai ser realizada até a sexta (4), com fiscais visitando diversas lojas de eletroeletrônicos para garantir ao consumidor, segurança em relação aos produtos que estão adquirindo.

Os técnicos observam se os aparelhos de condicionador e refrigerador de ar, máquina de lavar, geladeira, freezer, frigobar, fogões e bebedouros elétricos possuem a etiqueta com as adequadas especificações, a exemplo do nome do fabricante, marca comercial (logomarca), letra correspondente à eficiência, modelo/tensão e tempo máximo de conservação.

Além disso, informações específicas de cada produto, como tipo de degelo, volume do congelador, volume do compartimento refrigerado, capacidade de congelamento, para aparelhos como freezer e geladeira.

Os produtos que apresentarem irregularidades serão interditados ou apreendidos. No caso de interdição, o estabelecimento tem de apresentar a nota fiscal do fabricante. A regularização só acontece quando o fabricante, acionado pelo estabelecimento, ajusta o produto de acordo com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade (Inmetro). Caso o produto não se adeqüe às normas estabelecidas, o Ibametro realizará a apreensão.

A operação faz parte do Plano Anual de Fiscalização, estabelecido pelo Inmetro, e acontece em todo o país.