Os contribuintes que possuem veículos com o número final da placa três e quatro tem até 17 e 18 de abril, respectivamente, para pagar a cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 5%. Para saber o valor do imposto, basta acessar o banner IPVA, na página principal do site da www.sefaz.ba.gov.br e digitar o número do Renavam.

Outras informações podem ser obtidas através do call center da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), pelo 0800710071. O serviço está disponível por telefone 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados.

O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Bradesco e basta apenas apresentar o número do Renavam no caixa. Os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento parcelado do IPVA e tenham final de placa três e quatro, também têm até os dias 17 e 18 deste mês para quitar a primeira parcela. Os débitos anteriores do imposto também podem ser parcelados em três vezes juntamente com o IPVA 2008.

Caso prefiram pagar em cota única, sem desconto, o dia do vencimento é 16 de junho para final de placa três e 17 de junho para final de placa quatro. O IPVA é um imposto estadual, mas o valor arrecadado é dividido igualmente com o município onde o veículo foi emplacado. O imposto é calculado sobre o valor médio de cada veículo de acordo com pesquisa feita pela Fundação de Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Em 2008, quase 54 mil contribuintes aproveitaram o desconto de 10% para pagamento antecipado em cota única do IPVA – até o dia 08 de fevereiro – o que representou uma arrecadação de cerca de R$ 25 milhões. O imposto é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado.