Ampliar o número de servidores capacitados para atuar como condutores de pregões realizados pelos órgãos governamentais do Estado. Com esse objetivo, a Secretaria da Administração (Saeb) promove, entre os dias 14 e 18 deste mês, das 8h30 às 12h30, na Universidade Corporativa da Secretaria da Fazenda, o Curso de Formação de Pregoeiros. Serão oferecidas 35 vagas e os órgãos interessados em inscrever servidores podem entrar em contato pelo telefone (71) 3115-5109 ou e-mail ucs@saeb.ba.gov.br.

O público alvo são servidores públicos estaduais que atuam na área de compras, licitações e contratos, e que têm habilidade para negociar. O objetivo é capacitar e preparar o servidor para atuar como mediador no pregão, modalidade responsável por imprimir mais transparência e agilidade nas compras públicas.
A modalidade de pregão funciona por meio de sessão pública, presencial ou em uma sala virtual de chat na internet, reunindo as empresas interessadas em fazer negócio com o estado. Na disputa, as empresas dão lances como num leilão reverso.

O treinamento da próxima semana serve para ampliar a utilização do Pregão Eletrônico nas licitações públicas estaduais. Segundo a Saeb, a utilização da ferramenta está em expansão na administração pública estadual, alcançado 56% dos certames, em 2007, contra 10%, em 2006. A proposta é que, até o final do ano, 70% das licitações realizadas pelo estado sejam realizadas por essa modalidade.

O curso, realizado a partir da parceria entre a Coordenação Central de Licitação (CCL) e a Diretoria de Desenvolvimento (DDE), por meio da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), tem carga horária de 20 horas e será ministrado pelo coordenador executivo da CCL, Fábio Mendonça, e pelo gestor governamental lotado na Fundação Pedro Calmon, Hosannah Tolomei.

Os participantes terão aulas teóricas e práticas e participarão de simulações de pregões eletrônico e presencial. Com o certificado de habilitação em mãos, o servidor treinado poderá atuar como pregoeiro, coordenando os trabalhos do pregão, presencial ou eletrônico.