Os 550 habitantes da zona rural conhecida como Era Nova, no município de Canavieiras, a 589 km de Salvador, não tinham acesso à água potável, mas agora vão dispor de sistema de abastecimento. Construído pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), a obra faz parte do Programa Água para Todos e será entregue à população pelo governador Jaques Wagner, no próximo dia 28.

O sistema de abastecimento de água é composto de um poço tubular, com vazão de 4.160 litros/hora, captação por meio de uma bomba submersa. A água é levada por uma adutora de 804 metros de extensão até a um reservatório em fibra de vidro, apoiado em base de alvenaria com 6 m de altura, com capacidade para armazenar 20 mil litros de água. Foram assentados ainda 1.962 metros de rede de distribuição com diâmetros variados. O valor do investimento da obra foi da ordem de R$ 110 mil.

A água do sistema de abastecimento é tratada por desinfecção a partir de uma tecnologia denominada hidrogerox, que é bastante simples e de fácil manuseio. Nesse equipamento se utiliza o sal de cozinha. O processo já é aplicado pela Cerb na zona rural do semi-árido baiano. A tecnologia, além de fornecer água de boa qualidade, possui baixo custo. Outro ponto positivo é que o equipamento é pequeno, compacto e simples de ser operado pelas comunidades.