Com o objetivo de divulgar junto à população informações sobre a hanseníase, estimulando o auto-exame e a busca de avaliação médica caso haja manchas suspeitas, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) promove amanhã (22), das 8 às 12h, na Praça da Piedade, a 1ª Mobilização Comunitária de 2008, com o tema Hanseníase: informação para o diagnóstico precoce.

Durante o evento, serão distribuídos 10 mil folhetos educativos sobre a doença. Haverá também uma apresentação da Companhia de Dança Yorubá Pérolas do Morhan, composta por jovens voluntários, que através da dança e da música afro promovem o resgate da cidadania e o combate ao preconceito e à discriminação para com os portadores de hanseníase.

A hanseníase é uma doença provocada pelo micróbio conhecido como bacilo de Hansen. A doença afeta a pele e o sistema nervoso periférico, principalmente os olhos, os pés e as mãos. As lesões de pele sempre apresentam alterações de sensibilidade, característica que diferencia a hanseníase das lesões provocadas por outras doenças de pele.