Neste final de semana, o céu ficará nublado e com chuvas na maior parte da Bahia. Nesta sexta-feira (29) e no sábado (1), os maiores índices pluviométricos estão previstos para as regiões Oeste, São Francisco, Norte, Chapada Diamantina, Recôncavo (que inclui Salvador) e Nordeste. No domingo (02), a frente fria perde força e se desloca para o oceano, com previsão de céu parcialmente nublado a claro e com chuvas fracas e isoladas na maior parte do Estado.

De acordo com informações do Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH)/, na faixa litorânea, incluindo a Região Metropolitana de Salvador (RMS), a previsão para amanhã é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a qualquer hora do dia.

No sábado e no domingo, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas em áreas isoladas. Apesar da possibilidade de chuvas ocasionais, o clima não deve afastar os baianos da praia no final de semana.

As chuvas que caem desde terça-feira (26) nas regiões Oeste, Norte, Nordeste e do São Francisco e prosseguem no final de semana acontecem em conseqüência da chegada de frente fria vinda do sudeste, graça à dissipação de uma massa de ar quente, que cobria a região desde janeiro. As chuvas são características deste período e devem amenizar a situação de estiagem em algumas regiões do semi-árido.

As temperatura mais elevadas ficam entre 29ºC e 32ºC nas regiões Norte, Oeste e São Francisco. As menores, com mínimas variando entre 18ºC e 21ºC, serão registradas nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste. As maiores ondas, com alturas máximas variando entre 1,3 e 1,7 metros, deverão ocorrer na madrugada e próximo ao meio-dia entre as cidades de Porto Seguro e Salvador.

Apesar do aumento da nebulosidade causado pela passagem da frente fria, a incidência de Radiação Solar ainda deve permanecer elevada em grande parte do Nordeste brasileiro, tendo como conseqüência os altos Índices de Radiação Ultravioletas (IUV). Na Bahia, os índices 12 e 13 previstos para o período entre os dias 29/02 e 02/03 fazem parte da categoria Extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).