Nesta terça-feira (19), um grupo de 40 marisqueiras passará por um curso de capacitação no Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, em Saubara, promovido pela Bahia Pesca, órgão da Secretaria da Agricultura (Seagri). Após a conclusão, as mulheres receberão o “kit marisqueira”, que servirá para beneficiar os produtos da mariscagem e possibilitar melhorias nas condições de higiene e trabalho. Essa será a segunda turma a receber o treinamento, totalizando 54 marisqueiras capacitadas.

Com base na sobrecarga que acarreta problemas de saúde nas marisqueiras, decorrentes da má postura durante o trabalho, a Bahia Pesca distribuirá, a partir de abril, mais 85 kits compostos equipamentos que buscam facilitar o trabalho das marisqueiras.

A ação faz parte do Plano de Fortalecimento da Pesca e Aqüicultura da Baía de Todos os Santos, que tem como meta fortalecer e ordenar o setor pesqueiro da região. O projeto pretende, também, resgatar a importância da pesca artesanal e das condições de vida da população de pescadores, além de minimizar os impactos ambientais e introduzir a pesca na aqüicultura familiar.