A Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) já concluiu 97% das obras do sistema integrado de abastecimento de água, esgotamento sanitário e melhoria sanitárias domiciliares das localidades de Pedras Altas, Piabas, Mikaela e Várzea da Porta, nos municípios de Capim Grosso e Caem. As obras foram inspecionadas pelo presidente da Cerb, Cícero Monteiro, e técnicos da empresa.

A partir da implantação dos serviços mais de cinco mil pessoas terão acesso a água de boa qualidade, uma preocupação do atual Governo que tem no Programa Água para Todos uma das suas prioridades. Além da boa água, as pessoas terão acesso a ações mais eficientes para erradicação das doenças endêmicas. A captação da água é feita a partir do reservatório da barragem de Pedras Altas, no município de Capim Grosso, por uma estação elevatória equipada com dois conjuntos de motobomba centrífuga.

As obras representam investimentos na ordem de R$ 6 milhões. Além da adutora, foram implantadas estação de tratamento, rede de distribuição com 1.050 ligações domiciliares. Um total de 900 casas receberam melhorias sanitárias com a implantação da rede e estação de tratamento de esgoto.

Esse empreendimento difere dos instalados anteriormente já que se tratar de um programa de intervenções integradas, com a construção de sistemas de abastecimento de água, implantação de melhorias sanitárias, organização e educação das comunidades envolvidas nos projetos. A Cerb está construindo também um centro comunitário de alvenaria de bloco cerâmico com um salão, sanitários, copa e sala para administração, onde serão oferecidos cursos profissionalizantes para pintor, pedreiro, eletricista e carpinteiro.

Na sede do município de Mucugê está sendo implantado um sistema de esgotamento sanitário que deverá ser entregue à população em julho. A obra vai despoluir o Rio Mucugê e melhorar os níveis de saúde pública do município.