O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, lança, nesta terça-feira (4), às 15h, no auditório do mezanino do edifício da Suarez Trade, o Programa Baiano da Qualidade das Obras Públicas – Qualiobra. A solenidade terá a presença da secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, além de convidados dos setores envolvidos.

O Qualiobra tem como meta principal a padronização das rotinas de contratação e a melhoria da fiscalização e acompanhamento das obras contratadas, com fiscalização da qualidade de projetos, materiais e serviços, além da modernização organizacional e gerencial do Estado e dos fornecedores. Com as empresas e os órgãos envolvidos devidamente capacitados, a expectativa é garantir a qualidade das obras contratadas, assim como os prazos, preços e durabilidade esperados.

O programa atuará nos setores de projetos, consultoria, obras e serviços de engenharia, materiais, componentes e sistemas construtivos usados na ampliação, reforma e recuperação de prédios públicos, na obras de infra-estrutura urbana e rodoviária, de gás natural canalizado, habitação, saneamento, engenharia rural e intervenções em prédios tombados como patrimônio histórico e cultural.

O programa de qualidade do Governo da Bahia foi modificado para se adequar às diretrizes nacionais do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, coordenado pelo Ministério das Cidades. Uma das principais inovações do programa estadual passa pela padronização das rotinas de contratação e a melhoria da fiscalização e acompanhamento das obras contratadas, com a otimização de seus itens.