Os Ministros da Cultura e de Assuntos Estratégicos, Gilberto Gil e Roberto Mangabeira Unger, respectivamente, estarão na Bahia nesta terça-feira (26) desenvolvendo um trabalho de mobilização e envolvimento de Governo e sociedade para discutir e elaborar estratégias para o desenvolvimento do país, tendo como foco as peculiaridades da Bahia.

Os ministros desembarcam pela manhã em Salvador, acompanhados de autoridades federais, e seguem direto para o prédio da Governadoria, onde terão um encontro com o governador Jaques Wagner e secretários estaduais. Na reunião, que terá também a participação do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, serão discutidas as estratégias alternativas de desenvolvimento que assegurem a inclusão social, baseadas na ampliação de oportunidades econômicas, sociais, educativas e culturais à população.

As discussões vão girar em torno de três temas principais: ampliação das oportunidades econômicas (com foco na política de desenvolvimento industrial e agrícola de inclusão); aumento de oportunidades educativas (ampliação do ensino médio, reformulação do modelo pedagógico do ensino vigente no país e reconciliação do modelo de gestão local das escolas com os padrões nacionais); e aumento das oportunidades culturais (foco na inclusão digital e fortalecimento da produção cultural e da diversidade no Brasil).

Além de buscar impulsionar o desenvolvimento econômico da Bahia, os ministros Gilberto Gil e Roberto Mangabeira Unger pretendem mobilizar políticos, empresários, trabalhadores, cientistas e demais representantes da sociedade em torno de questões de interesse nacional. Ao meio dia, os ministros e o governador Jaques Wagner concedem coletiva, no Salão de Atos da Governadoria, no CAB.

À tarde, a caravana segue para o auditório da Federação das Indústrias da Bahia para dar continuidade às discussões com representantes da sociedade civil e do setor cultural. Na quarta-feira (27), ainda na sede da Federação, os ministros continuarão os debates com líderes empresariais, em reunião durante toda manhã. À tarde, a Caravana segue para Pernambuco.