Com o objetivo de expor as potencialidades acadêmicas e sociais da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que completa 25 anos em junho deste ano, o reitor Lourisvaldo Valentim fez, hoje (21), na Câmara Municipal de Salvador, uma apresentação para representantes da iniciativa privada e de empresas públicas. A finalidade foi obter patrocínio para a programação especial de aniversário.

Estão previstos investimentos para lançamento de um livro, criação de galerias de diretores, apresentações culturais, plantio de mudas e ações sociais. As atividades serão distribuídas em todos os municípios onde a universidade está presente.

Valentim reuniu empresários no Centro de Cultura da Câmara, onde foi instalada uma exposição de baners destacando as atividades da universidade, que tem o maior número de campi do país – 24 distribuídos em todo o estado. São exatamente 28.234 alunos de 137 cursos, ministrados por 1.691 professores. Só em Salvador, são 3.636 estudantes.

“É para este público especial que os patrocinadores poderão exibir suas marcas, contribuindo, por outro lado, com os custos da nossa programação já que somos uma universidade pública”, destacou Valentim.

Ele também fez uma palestra e exibiu um vídeo, com a participação do cantor Tonho Matéria, destacando a importância social da Uneb, “a primeira que enfrentou o desafio social de manter um campi a mais de 900 quilômetros da capital”, disse referindo-se aos campi de Barreiras e Teixeira de Freitas.

A Universidade completa 25 anos no dia 1° de junho. “É uma universidade que teve um papel social importantíssimo, levando nível superior e desenvolvimento às mais diversas regiões do estado, mesmo quando economicamente era inviável para a iniciativa privada”, ressaltou Valentim.

“Hoje o empresariado só tem a ganhar ao associar a sua marca à Uneb, até mesmo pela nova valorização que a educação ganhou no governo estadual”, afirmou o empresário Mário Lago. Ele ficou animado em participar das cotas de patrocínio.