A Secretaria da Educação (SEC) iniciou nesta terça-feira (12) a matrícula informatizada de estudantes das 1.753 unidades de ensino espalhadas pelo estado. Serão 608 postos informatizados, que funcionarão das 8 às 20h, nos dias úteis, e das 8 às 14h, aos sábados. Foram mobilizados 6.024 pessoas, entre servidores efetivos e temporários, para trabalhar diretamente nesse período de matrículas, que segue até o dia 22 deste mês. Cerca de 1,35 milhão de estudantes devem se matricular.

Este ano, em 216 dos 417 municípios a matrícula será informatizada. Os 608 postos atendem a 90% das matrículas realizadas no estado e a cerca de 1.400 escolas. É bom lembrar que a matrícula para qualquer uma das escolas da rede pode ser feita em quaisquer dos postos informatizados instalados no estado. Os alunos ou seus responsáveis não precisam se dirigir até a escola, onde querem estudar, para garantir vaga na mesma.

Até a quinta-feira (14) serão atendidos nos postos, os estudantes concluintes da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, regularmente matriculados na rede pública de ensino estadual e municipal, no ano letivo de 2007, cujas escolas não oferecem as séries subseqüentes. Os estudantes devem estar munidos de histórico escolar (original), certidão de registro civil ou cédula de identidade e três fotos 3×4, recentes.

Neste período também devem comparecer aos postos, para confirmar matrícula, os alunos contemplados em sorteio eletrônico para as cinco escolas com maior demanda por vagas da rede. O sorteio foi para as 2.117 vagas do turno diurno dos três colégios mais procurados da capital (Thales de Azevedo, Mário Augusto Teixeira de Freitas e Raphael Serravalle) e dois em Feira de Santana (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand). O final da semana (15 e 16) será destinado à transferência de alunos por interesse próprio.

Calendário de matrícula (disponível também pelo site www.sec.ba.gov.br/matricula e no 0800 285 8000):

12 a 14.02 – Transferência para alunos das redes estadual e municipal e confirmação de matrícula dos alunos contemplados no sorteio eletrônico (4ª e 8ª séries)
15 e 16.02 – Transferência para alunos da rede estadual por interesse próprio
18 e 19.02 – Matrícula para alunos novos do Ensino Fundamental