O Museu de Arte Moderna da Bahia encerra, no domingo (17), a visitação ao 14º Salão da Bahia, que apresenta novas propostas da arte contemporânea brasileira de artistas de dez estados. São 49 obras, entre pinturas, performances, fotografias, vídeos, instalações e intervenções.

O Salão da Bahia é um concurso público realizado pela Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (Ipac), com investimentos do Fundo de Cultura. Os contemplados nesta edição atribuíram uma mescla de criatividade e bom gosto às suas obras, apresentando uma extensa variedade de linguagens artísticas.

Entre os artistas selecionados, receberam prêmio de aquisição, no valor de R$15 mil, Luiz Braga (PA), pelo trabalho “Poste” (fotografia), Matheus Rocha Pitta (RJ), pelo vídeo “Ações Ordinárias”, e Pedro Motta pela série de fotografias “Caixa D’Água”.
O carioca Sérgio Avellato também ficou entre os premiados pelo conjunto de aquarelas “Sem Título I e II”, ao lado dos paulistas Tatiana Blass, com o vídeo “O engano é a sorte dos contentes”, e Tiago Judas, com a instalação composta de vídeo e pintura, “Matriz Vertical”.

Para os artistas baianos foi lançada, este ano, uma premiação baseada no incentivo ao desenvolvimento dos seus trabalhos, por meio de residências artísticas. O objetivo é proporcionar ao artista a possibilidade de desenvolver suas obras com estadia e infra-estrutura necessárias para uma boa produção.

Nesta categoria, Eneida Sanches foi premiada com uma residência artística na Inglaterra, pela instalação “Transe – Deslocamento de Dimensões”. Gaio Matos, com o vídeo “Saindo de Casa”, recebeu uma residência artística na França e Tonico Portela foi contemplado com uma residência artística, em São Paulo, pela instalação “Springs”.

Ao público estão sendo oferecidas visitas guiadas, com monitores capacitados. O serviço é gratuito e ocorre duas vezes ao dia, de terça a sexta-feira, sempre às 15 e 17h. Aos sábados, às 16 e 18h e aos domingos, às 15 e 17h. Mais informações pelo telefone (71) 3117-6141 ou pelo site www.mam.ba.gov.br.