Em comemoração aos 200 anos da Faculdade de Medicina da Bahia e dos 20 anos do Sistema Único de Saúde, as Secretarias da Saúde e de Cultura do Estado, em parceria com a Europa Filmes, exibirão, em sessão para convidados, hoje (21), às 19h, na sala Walter da Silveira (Biblioteca Central), o filme "Sicko – $O$ Saúde", do cineasta Michael Moore.

Pontuado pelo humor e ironia sempre presentes em sua obra, Moore critica o sistema de saúde dos Estados Unidos da América. Em duas horas de duração, o documentário narra as histórias de norte-americanos comuns, cujas vidas foram arruinadas pelo sistema de saúde do país. O filme mostra que a crise não afeta somente os 47 milhões de cidadãos que não têm seguro saúde, mas também, aos milhões que pagam religiosamente suas prestações e que estão freqüentemente lutando com a burocracia e com suas regras oficiais.

"$O$ Saúde" concorre ao Oscar 2008 na categoria melhor documentário, prêmio já conquistado por Michael Moore em 2002 com "Tiros em Columbine". Em 2004, o cineasta venceu a Palma de Ouro em Cannes com "Fahrenheit 11 de Setembro".