Odontólogos dos Serviços de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAEs) e da rede de atenção básica serão capacitados para atendimento às pessoas vivendo com HIV/Aids durante curso promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por intermédio da coordenação do Programa Estadual de DST/Aids. O curso, que será realizado amanhã (8) e sexta-feira (9), no Grande Hotel da Barra, tem parceria do Centro de Referência Estadual de DST/Aids (Creaids). Ele formará multiplicadores para que reproduzam a capacitação em municípios do interior.
A iniciativa, de acordo com a coordenadora estadual de DST/Aids, Edivânia Landim, possibilitará aos participantes trabalhar estigmas, rótulos e preconceitos com relação à abordagem às pessoas vivendo com HIV/Aids, assim como qualificar os serviços de assistência odontológica para a assistência na atenção especializada a estes pacientes.
Técnicos do Creaids serão os facilitadores do curso, que enfocará questões como as manifestações bucais em DST/Aids, biossegurança, acidentes ocupacionais e atendimento odontológico em HIV/Aids.
Na Bahia, existem atualmente 23 Serviços de Assistência Especializada (SAEs), sendo cinco em Salvador (Creadis, hospitais Couto Maia, Roberto Santos e Universitário Professor Edgard Santos e o SAE do município de Salvador) e os demais no interior do estado – Teixeira de Freitas, Eunápolis, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Barreiras, Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Irecê, Itaberaba, Ilhéus, Itabuna, Alagoinhas e Guanambi.