A pista de atletismo da Fonte Nova, em Salvador, foi liberada para a realização das seletivas estaduais de atletismo para as Olimpíadas Escolares Nacionais 2007. As provas acontecem no próximo dia 25 e no dia 8 de setembro, em Salvador. As datas e a liberação da pista foram anunciadas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) após a decisão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) de voltar atrás e garantir a realização, na Bahia e na Paraíba, das provas nas olimpíadas deste ano.

As competições nacionais serão realizadas em Poços de Caldas (de 12 a 14 anos) no período de 27 de setembro a 07 de outubro e na Paraíba (de 15 a 17 anos), de 8 a 18 de novembro.

Já as locais obedecem ao seguinte calendário: no próximo dia 25, disputam os alunos na categoria de 12 a 14 anos; e no dia 8 de setembro serão os da categoria de 15 a 17 anos. As seletivas dos Jogos Escolares da Bahia (Jebs) valem vaga para as Olimpíadas Escolares Nacionais.

Após disputadas partidas de basquete, vôlei, futsal e handebol, os Jogos Escolares da Bahia entram na reta final. Nos dias 17 e 18, será disputada a última etapa de classificação de 12 a 14 anos.

A grande marca do Jebs, em 2007, tem sido a participação das escolas públicas,estaduais e municipais, que alcançaram um total de 160 inscritas em todo o estado, o dobro em relação aos colégios particulares, que tiveram apenas 80 participantes.

O coordenador de Apoio ao Esporte da Sudesb, Ari Souza, destaca a importância dos colégios estaduais e municipais na competição. “Os jovens das escolas públicas têm grande potencial e evidenciam essa capacidade quando têm a oportunidade da prática. É muito bom ver como a torcida comparece em grande número às partidas. Imagino o bem que estamos fazendo à sociedade, proporcionando algo tão saudável a essas crianças. Elas precisam do esporte”, disse.